sábado, dezembro 19, 2009

Noturno


Acabei de ler Noturno de Guilhermo Del Toro e Chuck Hogan.


Adorei o Labirinto do Fauno e quando soube que o diretor deste filme havia escrito um livro sobre vampiros eu fiquei doida. Até que comprei e li nesta semana.


A história se passa em N. York, quando um avião comercial pousa e é totalmente apagado após o pouso. Após a vistoria inicial, algo perturbador acontece com os ocupantes da aeronave (não, não vou contar o quê) e o Centro de Controle de Doenças é chamado. O Dr. Eph Goodweather entra na história (um dos protagonistas da trama - dividida entre inúmeras narrativas) e acontecimentos cada vez mais bizarros começam a acontecer, mesmo diante de olhos céticos de cientistas e médicos que estudam o fenômeno. Um Eclipse toma conta da cidade na seqüência, como um prelúdio das trevas.

A capa do livro anuncia que "Manhattan será destruída em uma semana. Em um mês, os EUA. Em dois meses, o mundo.

(mas não tenho como deixar de perguntar - se os vampiros destruírem o mundo, vão se alimentar de quê?).


E bem, os vampiros aparecem neste livro bem à moda Bram Stoker, seres horripilantes (o horripilante era diferente do horripilante de hoje, então eles são um pouco diferente daqueles...) como monstros impiedosos, sanguessugas que só pensam em se alimentar, nada mais.




Se vc não quer ler **spoilers**, não leia a partir de agora, ok?




O controle epidemiológico é chamado para verificar por que todos no avião estão mortos. A partir daí a história se desenrola através do ponto de vista de diversos personagens diferentes, que tomam contato com os mortos do avião, com os sobreviventes, com os entes queridos que retornam para casa após o incidente do avião e bem, a história se desenrola até o final, quando as coisas vão tomando corpo e dão margem no final para a continuação - será uma trilogia chamada "Trilogia da Escuridão". Algumas coisas não são explicadas neste livro, como o misterioso ricaço que faz o "acordo" com o Mestre, o Sétimo vampiro de um clã tão antigo quanto a humanidade.


Os vampiros demoram um bocado para serem "apresentados".


Apesar de trazer muitos dos mitos de volta, diferem em algumas coisas meio elementares como a temperatura (alta, em torno de 45 - 50 graus), a cor do sangue (branco) e sobre a forma de se comportar. Eles são muito mais zumbis do que vampiros. São pálidos, os "vermes" que os tornam vampiros andam por suas veias e podem ser vistos algumas vezes através de suas peles translúcidas. Não são inteligentes, sedutores ou qualquer outra coisa que acompanhou a lenda ao longo dos anos, aliás, são muito, muito parecidos com os zumbis de "Eu sou a Lenda" (que se considerarmos o livro são também vampiros). Só que eles são iguais aos zumbies do filme, não aos vampiros do livro... hmmm, tenderam???


A explicação para o "vírus" vampiresco é bem legal, tipo um câncer que toma o organismo, como um hospedeiro que precisa se alimentar e replicar, tomando os órgãos e criando um outro sistema - sem precisar que o coração bata, os pulmões funcionem etc. - o vírus morre na luz do sol, matando o hospedeiro, etc. Isso é bem legal. No mais, o livro em alguns momentos enjoa de tanto suspense que tenta criar em cima dos monstros ou dos acontecimentos, cortando as cenas nos momentos de maior suspense.


Legal. Mas não fiquei desesperada para ler as continuações...


quinta-feira, dezembro 17, 2009

Sex and the City


O seriado é charmoso e as 4 protagonistas são ótimas, além do figurino ser fofíssimo. Acho alguns episódios engraçados e tem umas frases da Carrie que são bem interessantes...


Imaginei que o livro seria engraçado, meio picante, com diálogos rápidos e frases de efeito, mas no fim é um monte de pequenos histórias que falam, falam falam e depois parece que todas elas concluem que ninguém em Nova Yorque se casa mais, todo mundo é solteirão convicto.


mais ou menos assim: dois homens conversam sobre as 4 garotas que levaram para cama no último verão e no fim concluem que ninguém quer nada sério, todo mundo é solteirão convicto... Alguém convida uma garota para sair, fica falando de modelos e no fim ninguém nunca se casa, esse também é um solteirão convicto.... Outro é tarado por modelos, que não se casam, pois são solteironas convictas... outros se falam, dormem juntos, flertam e nunca mais se veem, outros se veem, se agarram e nunca se casam, pois ninguém se casa... enfim: eu já entendi!!! caramba, ninguém se casa em N. York, todo mundo é solteiro convicto!!! Que mais??? Então??? E??


Bem, uma droga.

quarta-feira, dezembro 16, 2009

Livro A Distância entre Nós


Li "A distância entre nós" de Thrity Umrigar.


Uma história triste sobre duas mulheres de castas diferentes e os percalços de suas vidas em meio à violência doméstica, abuso de poder, subjugo, filhos indesejados, filhos perdidos, perdas e outras coisas.


Assim como a onda de livros sobre o Afeganistão que nos fizeram conhecer um pouquinho sobre a história da invasão soviética, dos Talibãs etc. os livros desta autora mostram um pouco da Índia com suas crenças, sua pobreza, seu sistema de transporte coletivo tão parecido com o brasileiro, com pessoas penduradas nas portas dos veículos, das favelas com seus esgotos à céu aberto, suas histórias de pobreza e tristeza, e que no fim a conclusão que tiramos é que os inocentes e pobres só se ferram nas mão dos inescrupolosos e dos poderesos. Uma briga de poder pelo poder apenas, de vidas destruídas em prol de uns trocados a mais no bolso de alguém que já tem tudo...


Bastante interessante, mostra um pouco da realidade pobre da Índia, a divisão de castas, a deteminação de seu estilo de vida desde o nascimento até sua morte - uma vez empregada doméstica, sempre empregada doméstica, etc... Mas bem, isso não é muito diferente do resto do mundo. Mas existe uma clara separação entre as castas, enquanto há uma separação velada aqui, por exemplo. Lá, os empregados não se sentam nas mesmas cadeiras que suas patroas, não compartilham talheres ou louças, etc.

segunda-feira, dezembro 14, 2009

Vampire Academy








Li o Vampire Academy e amei!! Li os 3 primeiros, muito interessantes, entretenimento puro.
Neste mundo de ficção, existem 3 espécies de vampiros ou semi-vampiros:
Os Strigois - os vampiros típicos, imortais, que temem a luz do sol, matam humanos para tomar seu sangue, morrem com estacas no coração, incinerados ou quando suas cabeças são cortadas, são ferozes em não tem mais nenhum traço da personalidade humana.

Os Morois - são vampiros mais próximos aos humanos, são mortais, ficam fracos na luz do sol mas não são mortos por ela, convivem uns com os outros e se alimentam de sangue, mas não matam suas vítimas ao se alimentar. Se um moroi resolver se tornar um strogoi (imortal etc.) pode fazê-lo ao matar a vítima ao se alimentar. Porém isso é banido e tratado como crime.

Damphirs: são filhos de morois com humanos, são ágeis, possuem sentidos mais aguçados e se tornaram guardiães dos morois, uma vez que o o sangue mais desejado pelos strigois é o sangue dos morois. Só podem se reproduzir com os morois, daí a necesidade de tornarem-se guardiães deles para que a própria espécie possa sobreviver.

A história é contada através de Rose, uma damphir que é a guardiã da Moroi Lissa, sua melhor amiga e dona de um passado trágico.

A história é bem narrada e não tem muitos furos, é bem amarrada e mantém sua atenção até o fim, só dê uma chance no começo da história, quando as informações são meio confusas (o que é moroi mesmo? e strigoi? quem é damphir? e moroi, qual era mesmo?) e a heroína é ainda meio chata. Mas depois fica bem legal!

O primeiro livro saiu no Brasil como Beijo das Sombras, e ouvi falar que o segundo será Academia de Vampiros, o que vai ser uma confusão com os títulos originais... os títulos originais, na ordem correta são:

1 - Vampire Academy
2 - Frostbite
3 - Shadow Kiss
4 - Bloody Promise

Estou aguardando o 4º livro, pois devorei os 3 primeiros, já pedi emprestado o 4º e temos que esperar o lançamento do 5º em maio de 2010 (junto com o próximo da Sookie Stackhouse!!!).

Que venha logo!!

domingo, dezembro 13, 2009

Lua Nova


Lua Nova



Fui assistir. Bem, achei melhor que o primeiro, mas meio devagar. Acho a Bella (Kristen Stewart) antipática demais e o Edward (Robert Pattison) aparece pouco. A maquiagem está uma droga (apesar de terem feito a Kristen mais bonitinha neste segundo filme), mas a maquiagem dos vampiros é ruim, o Edward está com tanta maquiagem que tem horas que ele parece uma drag queen! rsrs O Jacob está legalzinho, gostei dele. No mais, um filme sem muitas emoções, meio seção da tarde.
Achei duas cenas legais: O Edward olhando para a foto dos dois no quarto dela, um pouco antes de terminar o namoro e ir embora e a cena de perseguição da Vitória pelos policiais e pelos lobos na floresta - as músicas fizeram com que as duas cenas ficassem ainda mais legais! Aliás, a trilha sonora é ótima! Vale a pena ter!!

Mas saí com a sensação de que acho que não vou ver o Eclipse...

sábado, dezembro 12, 2009

Dieta dos 3 dias

Dears,

Vou começar uma dieta de 3 dias na segunda-feira. Diz a lenda que é possível emagrecer até 3 kilos em 3 dias, aí repito a dose e voilá! 6 kilos em 6 dias!!!
Quê? vai me dizer que vc também não acredita em papai noel???

Vou postá-la aqui:

PRIMEIRO DIA
Café da manhã
1/2 de laranja
1 torrada com requeijão light
Almoço
1 xícara de atum light
1 torrada1 banana ou 1 bola de sorvete diet
Jantar
1/2 maçã
1 xícara de cenoura ralada
100 gramas de carne magra(frango ou peixe)
1 xícara de vagem
Ceia
200ml de leite(escolha o menos calórico)

SEGUNDO DIA
Café da manhã
1 ovo (omelete ou cozido)
1 torrada
1/4 de papaya
Almoço
1 xícara de ricota com atum light
5 bolachas água e sal pequenas tipo mini
1 banana ou 1 bola de sorvete diet
Jantar
2 salsichas de frango
1/2 xícara de beterraba ralada
1 xícara de brócolis ou repolho
Ceia
200ml de leite(escolha o menos calórico)

TERCEIRO DIA
Café da manhã
5 bolachas água e sal pequenas tipo club social
30 gramas de queijo tipo cheddar
1 maçã
Almoço
1 ovo cozido e 1/2 xícara de atum light
1 torrada
1 banana ou 1 bola de sorvete diet
Jantar
1 xícara de atum light
1 xícara de beringela temperada com o tempero de saladas indicado no começo
1 xícara de couve-flor
1/4 de melão
Ceia
200ml de leite(escolha o menos calórico)

Warning: NÃO FIQUE NESTA DIETA POR MAIS DE 3 DIAS SEGUIDOS, NOS OUTROS DIAS DA SEMANA UTILIZE CARDÁPIOS DE OUTRAS DIETAS


Obs:
Voltei a comer peixes, apesar de ter parado de comer carne. Portanto comprei salsichas vegetarianas para esta dieta e o atum sem óleo.
Vou postar todos os dias, ok??

bjs e boa sorte!!

domingo, dezembro 06, 2009

Pirar na batatinha

Não sou mais menina, já passei da aborrecência faz tempo, já passei pelos dramas de não saber o que iria ser, o que iria fazer, se minha vida iria dar certo ou se seria um desastre total... bem, não foi um desastre total, não choro mais quando engordo, muito menos quando erram no meu corte de cabelo, nem mesmo quando as madeixas ficar cor-de-laranja. Já passei pelo inferno e saí viva (ehhh) então nada disso tem mais importância...
Sou mais forte, sou determinada, já consegui muita coisa da vida e não tenho motivo no mundo para tentar uma fuga ou me fazer de coitadinha para as pessoas. Não quero que me achem uma vítima, ou uma pessoa desequilibrada ou alguém que não tem nenhuma auto-estima (apesar de eu não ter mesmo).

Então... por que... diabooooos.... eu... nãooo........emagreço??????????????

Por que eu como quando não quero comer, por que eu simplesmente não páro de comer uma vez que eu sei exatamente (como todo mundo nesse planeta!!!!) sabe o que é necessário fazer para emagrecer?? E pior que eu me pego com a máscara de gordo na mão: -ah, mas quem é magro não sabe como é querer emagrecer... ahh, mas quem nunca lutou com o peso não sabe o que é issooo...

Am I nuts?!?!?!?

desde quando eu comprei a bandeira das gordas-desesperadas-sem-condição-de-arrumar-os-próprios-problemas???

ich, tô fula hoje... aliás, tô fula nas últimas semanas... por isso sumi, desculpem...

bjs e boa semana para vcs!